segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ronaldo Fenômeno pendura as chuteiras

Agora é oficial. Depois de muita especulação Ronaldo Nazário, mais conhecido como Ronaldinho ou Ronaldo Fenômeno anunciou hoje a sua retirada dos gramados. Ele que com 34 anos encerra a carreira devido as dores e as lesões que minaram com a sua possibilidade de extender o sua carreira até o final do ano.

Creio que a gota d´agua tenha sido a eliminação do Corinthians na Libertadores deste ano contra o Tolima Colombiano. O jogador ainda passou por maus bocados como a sua discussão com o ex-jogador e comentarista da Bandeirantes Neto, que lhe alfinetou dizendo que Ronaldo não jogava por amor no Corinthians mas por dinheiro. Ronaldo respondeu Neto no seu twitter e Neto rebateu. No fim das contas o que se soube na noite de ontem pelo Neto é que Ronaldo ligou pra ele pedindo desculpas e selando a paz entre os dois ex-jogadores do Corinthians. Mais um golaço que Ronaldo marcou antes de encerrar a carreira. Não ficava bem para nenhum dos dois essa discussão e briginhas pelo twitter.  Também teve a reação (negativa) por parte da torcida corinthiana que hostilizou a equipe e em especial Ronaldo, Tite e Roberto Carlos pela eliminação na Libertadores. Roberto Carlos aliás já vazou , assim como Ronaldo que agora se desliga da equipe do parque são Jorge.

Quem como eu não se lembra dos anos 90 , especialmente em 1996, 1997 quando começou a se formar a fama e a consagração definitiva de Ronaldo Fenômeno. Teve um jogo para Super Nintendo, o brasileirão 1996 com Ronaldo no Barcelona arrebentando e jogando muito assim como em outro jogo que agora me fugiu o nome mas também era para Super Nintendo mas trazia ele já na Inter de Milão.

Em 1998 teve o auge da Ronaldo mania. Camisetas da seleção brasileira eram vendidas quase que na sua totalidade com a 9 de Ronaldo. Naquela seleção se acreditava muito na conquista do penta na copa da França. Ainda mais por que Ronaldo estava em muito boa fase, gastando a bola. Nosso caminho até a copa foi tranquilo, com a equipe bem ajustada, tudo bem teve aquele acidente de percurso em 1996 com a Nigéria mas isso é outra história....

Pena que no dia da grande final Ronaldo tenha passado mal e tido convulsão na concentração da seleção o que claramente desestabilizou a equipe ainda mais com a presença do jogador em campo que apenas passeou e nada fez naquela partida em que tomamos 3 a 0 ao natural para a França. Talvez tenha sido essa a maior derrota de Ronaldo.

Depois de 1998 no outro ano, ele passou talvez pelo seu pior momento. A séria e grave lesão no joelho direito que lhe afastou por quase 2 anos dos gramados. Muitos (inclusive eu ) acreditavam que ele nunca mais jogaria, ou se jogasse iria jogar apenas uma fração daquele Ronaldo que matou a pau nos gramados da Europa.  Mas em 2002 ele calou a boca de muita gente. Voltou e voltou afiado naquela copa de 2002 que ele foi uma das peças fundamentais da conquista do Penta naquela seleção tão diferente de 1998 em que estava muito desacreditada , vindo de maus resultados. Me lembro que na copa américa em 2001 a seleção conseguiu a proeza de perder pra seleção de Honduras.  Foi o fundo do poço pra aquela seleção que estava até se desconfiando na capacidade do Brasil conseguir se classificar. Mas Felipão colocou a seleção nos trilhos, Ronaldo, Ronaldinho e Rivaldo jogaram pra caramba e trouxeram essa taça pra nós.

A partir dai Ronaldo teve uma fase menos áurea. Ele passou por Real Madrid, Milan e agora encerra sua trajetória no  Corinthians depois de 2 anos de clube. Não vou falar do Ronaldo fora de campo pois pra isso não faltam assuntos das revistas de fofocas sobre ele.  Prefiro falar apenas da melhor faceta dele a de matador, artilheiro. Fenômeno esse realmente é um apelido que faz jus a aquilo que ele foi em campo. Um verdadeiro Fenômeno nos gramados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog