domingo, 10 de outubro de 2010

Chocolates Wonka existem de verdade e são produzidos no Brasil!!!

WONKA

Os chocolates e balas da marca WONKA são muito mais que deliciosas e saborosas guloseimas, carregam consigo toda uma história de um personagem que mora no coração de milhões de crianças pelo mundo afora. Posicionada como uma marca Premium, WONKA se transformou em um verdadeiro fenômeno de vendas, sempre amparada pelo sonho das crianças reviverem o que aconteceu no filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”.
-
A história
A história da marca está diretamente ligada a um dos filmes mais fantásticos já produzidos: “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (Willy Wonka and the Chocolate Factory). O filme, baseado no livro do escritor galês Roald Dahl de 1964, estreou nos cinemas em 1971, dirigido por Mel Stuart e contando a história de Willy Wonka (interpretado por Gene Wilder), um excêntrico milionário dono de uma fábrica de chocolate que promove um concurso, vencido por um grupo de crianças (entre elas o pequeno Charlie), que dava acesso à misteriosa, mágica e fantástica fábrica de chocolate, onde segredos bizarros da fabricação do produto estavam até então trancafiados a sete chaves. A produção cinematográfica, que custou US$ 3 milhões, foi quase totalmente financiada pela empresa Quaker Oats, mais conhecida por sua aveia, que resolveu, como forma de promover o filme, lançar no mercado barras de chocolate ao leite com a marca WONKA.
-
-
Nesta primeira versão, a embalagem do produto continha uma borda laranja, o nome WONKA em branco com um chapéu amarelo sobre o W e um fundo marrom. Produzidos originalmente pela própria Quaker Oats, o chocolate tinha um erro de formulação que o fazia derreter ainda na prateleira. Com este primeiro insucesso, apesar de ter lançado alguns outros itens de confeitos com a marca WONKA na década de 80, a marca WONKA foi mais tarde, em 1988, adquirida pela Nestlé. WONKA ficou praticamente escondida no enorme portifólio de produtos da empresa suíça durante mais de uma década, com produção extremamente restrita e distribuição limitada ao mercado americano e alguns outros poucos países como Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido.
-
-
Até que em 2005, a Nestlé participou ativamente das filmagens da nova versão do filme, estrelada pelo ator Johnny Depp. A empresa suíça foi responsável por todo o chocolate, real e imaginário, utilizado na nova produção. Ao todo, foram utilizados 925 mil litros de chocolate falso, 110 mil barras de chocolate feitas em plástico (mas com a embalagem original do produto), 1.850 barras de chocolate verdadeiro (mantidos pela Nestlé durante as filmagens num motorhome refrigerado) e vários doces reais, como pirulitos. De carona no filme, a Nestlé americana lançou, em junho, uma campanha semelhante à promovida por Willy Wonka na literatura e no cinema. Cinco tíquetes de ouro, os Golden Tickets, foram distribuídos nas barras, com direito a prêmios em produtos estimados em US$ 10 mil.--Este era o momento certo para praticamente reposicionar a marca e relançar as barras de chocolates WONKA no mercado, agora com abrangência internacional. O novo WONKA era chocolate ao leite com flocos crocantes, muito similar a outra marca pertencente a Nestlé, o chocolate Crunch. O enorme sucesso das deliciosas barras de chocolate fez com que a WONKA estendesse sua marca para outros produtos no segmento de confeitos como as balas WONKA NERDS, atualmente encontradas nos sabores melancia, morango, frutas silvestres, cereja, maçã, uva e limão (vendidas em embalagens que trazem dois sabores diferentes); WONKA RUNTS, pequenas balinhas coloridas nos sabores melancia e mirtilo; WONKA GOBSTOPPER, balinhas com sabores de frutas; WONKA TINGLERZ, pequenos pedaços de chocolate com flocos de arroz; WONKA CARAMELICIOUS, ovo de chocolate recheado com caramelo; além de chicletes e outras guloseimas. Rapidamente os produtos se tornaram verdadeiros fenômenos de venda junto às crianças americanas, pois além do sabor, carregam a chancela WONKA – referência direta ao personagem Willy Wonka.
-
-
Dados corporativos● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 
1971● Criador: Quaker Oats● Sede mundial: Vevey, Suíça
● Proprietário da marca: Nestlé S.A.
● Capital aberto: 
Não● Chairman & CEO: Peter Brabeck-Letmathe● Faturamento: Não divulgado● Lucro: Não divulgado● Presença global: 80 países● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: 
Doces● Principais produtos: Chocolates e balas● Ícones: A tradicional embalagem roxa● Slogan: Feed your imagination!● Website: www.wonka.com
-
A marca no mundoO chocolate WONKA é produzido, desde 2002, na fábrica da Nestlé em Caçapava (interior de São Paulo) e exportado para quase 80 países ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, maior sucesso da marca, a barra de chocolate custa em média US$ 29 o pacote com 18 unidades.-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).


Retirado do blog mundo das marcas http://www.mundodasmarcas.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog